terça-feira, 26 de dezembro de 2006

CHANCELER ITALIANO VISITARÁ BRASIL, CHILE E PERU

O chanceler italiano, Massimo D'Alema, inicia nesta segunda-feira, em Santiago, uma visita a tres países latino-americanos (Chile, Brasil e Peru) e tem por objetivo concretizar a decisão do governo de Romano Prodi de transformar essa região em objetivo prioritário da politica exteior italiana.
Preparado por missões do subsecretário das Relações Exteriores para a América Latina, Donato di Santo, e do vice-ministro para os Italianos no mundo, Franco Danieli, a viagem permitirá a D'Alema reiterar que a Itália deseja ser um ponto de referencia dos interesses dos países latino-americanos na Europa.
A agenda de D'Alema prevê encontros, nas respectivas capitais, com os presidentes do Chile, Michelle Bachelet, do Brasil, Luiz Inacio Lula da Silva, e do Peru, Alan García.
No Palacio de la Moneda de Santiago, o ministro de Exteriores italiano será recebido por Bachelet, com quem analisara o estado das relações bilaterais e de quem conhecerá em detalhe os sentimentos de um país após a recente morte do ex-general chileno Augusto Pinochet.
Sucessivamente D'alema se reunirá com o ex-presidente Ricardo Lagos, a quem se lhe reconhece o merito de ter estimulado a estrategia de internacionalizar a economia chilena.
Em 31 de dezembro, ele será recebido no Palacio da Alvorada, em Brasília, pelo presidente Lula, nas vesperas de assumir seu segundo mandato presidencial no Brasil.
D'Alema também se encontrará com o chanceler brasileiro, Celso Amorim.
No Peru, o chanceler italiano se reunira com o presidente Alan García em 4 de janeiro, onde assinará um Acordo sobre a reestruturação da dívida peruana com a Itália de 68 milhões de dólares, que estará destinada a iniciativas de dsenvolvimento social. (ANSA)

Nenhum comentário: