O risco Brasil atingiu nova mínima histórica no início da tarde desta sexta-feira (22). O indicador, medido pelo Banco JP Morgan, chegou a 194 pontos-base acima dos treasuries, os títulos do tesouro norte-americano. A queda sobre o fechamento de quinta-feira (21) é de quase 4%. O risco médio da cesta de emergentes, conhecido como EMBI+, também caía, marcando 172 pontos.
Na terça-feira (19), o indicador rompeu pela primeira vez na história o piso de 200 pontos-básicos, chegando aos 199 pontos. O indicador é usado como um termômetro da confiança dos investidores estrangeiros no país. Depois de passar de 2 mil pontos em 2003, antes da eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o risco brasileiro apresentou forte queda nos últimos três anos.
A queda da percepção de risco do país pode ajudar o Brasil a atingir "grau de investimento" de agências internacionais de risco como a Standard & Poor's e a Moody's, o que teoricamente aumentaria a quantidade de investimentos externos na economia nacional.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário