quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Brasil tem hoje a 70ª economia 'mais aberta'

O Brasil ocupa a 70ª posição em um ranking internacional que mede o grau de liberdade econômica de cada país. Divulgada nesta terça-feira pelo instituto americano Heritage Foundation e pelo diário econômico The Wall Street Journal, a lista tem um total de 157 países. Os autores do estudo atribuem ao Brasil um grau de liberdade econômica de 60,9% - 0,8 ponto porcentual a mais na comparação com o ranking do ano passado.

No ranking geral, o país fica na metade que reúne os países economicamente mais livres. Mas o país é destacado na lista por causa de sua burocracia "altamente ineficiente e corrupta", que atrapalha os negócios e os investimentos. O Judiciário também é destacado por sua "ineficiência e corrupção", problemas que afetam também "outras áreas do setor público". "Abrir um negócio demora mais de três vezes a média mundial", diz o Journal.

Ainda sobre os problemas brasileiros, a publicação destaca o sistema fiscal "confuso", as "barreiras" ao investimento estrangeiro e sistema regulatório "complicado" de vários setores. Mesmo assim o país aparece na frente de outras potências emergentes como Índia (104ª economia mais aberta), China (119ª) e Rússia (120ª). Entre todos os quesitos da pesquisa, o país tem sua pior avaliação no item corrupção. Na comparação com os países da América, o país fica em 18º lugar entre 29 nações.

Nenhum comentário: