terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Economia Nacional: Mantega nega venda de ação da Caixa, mas admite BB

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, negou veementemente que o governo pense em vender ações da Caixa Econômica Federal. A suposta intenção do governo circulou nos últimos dias e chegou a ser divulgada como uma das fontes de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Veja também

Apesar de rejeitar a venda de parte da Caixa, Mantega admitiu que o governo deve se desfazer de parte do capital do Banco do Brasil nos próximos meses, além de outros ativos como imóveis. Em conversa reservada com colunistas de jornais, o ministro negou que o Palácio do Planalto pense em vender ações da Caixa - instituição que tem 100% do capital nas mãos do governo federal.

"Podemos vender ativos, mas ações da Caixa Econômica e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), jamais", disse. Sobre a chance de o governo se desfazer de ativos, o ministro da Fazenda citou que os papéis do BB podem ser alvo de ofertas no mercado.

O secretário-executivo da Fazenda, Bernard Appy, lembrou que o banco aderiu recentemente ao Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Nessa condição, é obrigatório que o controlador coloque 25% do capital da empresa em mercado até dois anos após a entrada nesse segmento do mercado de ações - o chamado free float.

Atualmente, o BB tem 14,8% do capital em mercado. Sendo assim, é preciso que o banco venda 10% do capital para se enquadrar à condição.

Nenhum comentário: