segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

URUGUAI RECORRERÁ AO TRIBUNAL DO MERCOSUL CONTRA ARGENTINA

O governo uruguaio recorrerá novamente ao Tribunal do Mercosul se a Argentina proibir a exportação de madeira para as fábricas de celulose que são construídas no Uruguai, segundo anunciou hoje o chanceler Reinaldo Gargano.
O governador da província argentina de Entre Ríos, Jorge Busti, propôs uma lei para proibir a exportaçãop de madeira para as fábricas de celulose da finlandesa Botnia, que está se levantando em Fray Bentos, 309 quilômetros a noroeste de Montevidéu e da espanhola Ence, projetada para a região de Conchillas, no departamento (província) de Colonia, a 240 quilômetros a oeste da capital uruguaia.
Em declarações à Radio Carve, Gargano disse que "isso viola o tratado de Assunção que criou o Mercosul", já que "no artigo primeiro é determinada a livre circulação de bens".
"Parece uma medida muito peculiar que por lei não se venda um produto a outro país do Mercosul", afirmou o chanceler uruguaio, acrescentando que "isso é tratar de liquidar o Mercosul".
Gargano sustentou ainda: "nós vamos analisar esta atitude e certamente vai fazer parte do diálogo que haverá entre 16 e 19 deste mês no Rio de Janeiro na reunião do Mercosul na qual se encontrarão os chefes de Estado".
A Argentina e o Uruguai mantem um dos maiores conflitos diplomaticos de sua historia por causa da construção das fábricas da Botnia e da Ence, ainda depois do anúncio desta última sobre a transferência da fábrica para Conchillas, quando originalmente estava prevista para Fray Bentos. (ANSA)

Nenhum comentário: