quarta-feira, 27 de dezembro de 2006

Brasil participará de supersatélite europeu de busca de planetas em 2015

Nesta quarta-feira, 27 de dezembro, será aberta oficialmente a temporada de caça a planetas semelhantes à Terra. O satélite europeu Corot, que conta com participação brasileira, deve ser lançado às 12h32 (horário de Brasília) no Cazaquistão. Além dele, outros dois projetos da Agência Espacial Européia (ESA) contarão com o apoio do Brasil: o Darwin, previsto para 2012, e o Plato (inglês para Platão), para 2015. A informação é do astrônomo Eduardo Janot, presidente do Comitê Corot-Brasil, que conversou com o G1.


Eduardo Janot“O Brasil está irremediavelmente engajado nessa aventura de busca de vida fora do Sistema Solar", afirma o cientista da Universidade de São Paulo.

No caso do Corot, a oportunidade surgiu de uma proximidade natural entre a astronomia brasileira e francesa e da necessidade dos europeus de terem um posto de recepção de dados no hemisfério Sul. Para isso, o Brasil investiu US$ 2 milhões, uma verdadeira ninharia em termos de missões espaciais, e, em troca, terá acesso a todos os dados do satélite -- que custou, no total, US$ 100 milhões.

Europeus e brasileiros devem ter a honra de encontrar os primeiros planetas parecidos com o nosso -- rochosos e pequenos -- fora do Sistema Solar, antes mesmo do que a Nasa. O projeto americano na área, o Kepler, está atrasado e deve ser lançado só, no mínimo, daqui um ano.

Uma vez que o Corot -- e depois o Kepler -- tiver sua lista de planetas com características parecidas com as da Terra, em 2012, entrará em ação o Darwin, também da ESA, que vai analisar as atmosferas desses candidatos a abrigar vida. Três anos depois, será lançado o TPF, da Nasa, com a mesma missão do Darwin. E, também em 2015, o Plato.

O trabalho desse último será investigar, ao mesmo tempo, esses planetas rochosos e as estrelas que os abrigam. O projeto deve ser apresentado à ESA em março do próximo ano e o Brasil já garantiu seu envolvimento.

Para Conferir a reportagem total

Nenhum comentário: